Referência
Créditos
Encontrou um erro?
Demostração da Capitania do Spirito Santo atte a ponta da barra do Rio Doçe no qual parte cõ Porto Seguro… (ca. 1616)
Este mapa encontra-se no livro Rezão do Estado do Brasil no Guoverno do Norte, sóme[n]te asi como o teve Dõ Dioguo de Meneses até o anno de 1612, cuja autoria é atribuída a Diogo de Campos Moreno. Ele pertence à Biblioteca Pública Municipal do Porto, em Portugal. Esta Rezão do Estado é composta por 18 mapas, na seguinte ordem:
- Carta geral do Brasil
- Da capitania do Espírito Santo até o rio Doce
- Do rio dos Frades até o Rio das Caravelas
- Capitania de Porto Seguro
- Da Barra de Santo Antônio até Ilhéus
- Capitania de Ilhéus
- Rio das Contas e morro de São Paulo
- Bahia de Todos os Santos
- Planta da cidade de Salvador
- Sergipe
- Forte Novo da Passagem
- Rio São Francisco
- Capitania de Pernambuco
- Perspectiva do Recife e Vila de Olinda
- Capitania de Itamaracá
- Paraíba ou Rio de São Domingos
- Capitania do Rio Grande
- Maranhão
No cartucho do mapa 2 (Da capitania do Espírito Santo até o rio Doce) está escrito:
Demostração da Capitania do Spirito Santo atte a ponta da barra do Rio doçe no qual parte com porto Seguro. mostraçe a Aldea dos Reys maguos que admenistrão os padres da companhia e do dito Rio doçe para o norte. Corre a costa como se vee ate o Rio das Caravellas, tudo despovoado com bõns portos pera navíos da Costa e com muitas matas de pao brasil. Mostraçe pello dito Rio doçe, o caminho que se faz para a serra das esmeraldas, pasando o Rio Guasisí e mais avante das cachoeiras o Rio guasisi miri, e mais avante, como se entra no Rio Vna, e delle caminhando pouca terra se entra na lagoa do ponto, E, da qual desembarcão e sobem a serra das esmeraldas, tudo conforme ha jornada que fez Marcos dazevedo.
Os topônimos presentes no mapa são:
- Abrolho
- SPIRITO SANTO
- Ponta do tubarão
- Rio das barreiras
- Rio dos Reis maguos
- O Riacho
- Ponta do Rio doçe
- Rio doçe
- Rio Guasisi
- Rio Guasisi miri
- Rio vna
- SERRA DAS ESMERALDAS
- Rio cricare
- Rio Guaxinduba
- Rio Mocurípe
- OCEANO MERE DIONAL
Foi descrito no Catálogo Cartografia do Brasil na Biblioteca Pública Municipal do porto. Lá, há as seguintes informações sobre ele:
O mapa possui uma rosa-dos-ventos, encontrando-se orientado com o Oeste no topo. O desenho aguarelado apresenta cinco cores: dourado, vermelho, verde, castanho e azul.
O relevo aparece figurado pelo desenho de elevações, destacando-se a “Serra das Esmeraldas”. A rede hidrográfica é constituída por alguns cursos de água identificados. No Oceano Atlântico, denominado “Oçeano Meredional”, encontram-se desenhadas cinco embarcações e dois animais marinhos de dimensões desproporcionadas. De salientar a referência existente no complemento de título a uma lagoa e a cachoeiras. A vegetação é figurada através do desenho de pequenas árvores, que se distribuem referencialmente ao longo dos cursos de água. A existência de pau-brasil vem indicada no título. Em relação ao povoamento encontramos: “Spirito Santo”, e a aldeia dos Reis Magos. Trata-se de um mapa inserto no códice que segundo J. Cortesão data de ca.1616, cópia de um original de 1613. Bibl: PMC, IV, p. 97.
Analisado em As representações cartográficas da Capitania do Espírito Santo no século XVII, de Fabio Paiva Reis.