Referência

Demostração da Capitania do Spirito Santo atte a ponta da barra do Rio Doçe no qual parte cõ Porto Seguro ... . – [Escala ca 1:420 000]. 5 legoas = [7,6cm]. – [Ca 1616]. – 1 mapa em 1 bifólio : ms., color., pergaminho ; 41x56 cm, em folha de 43x57 cm. In: Rezão do Estado do Brasil no Guoverno do Norte, sómente asi como o teve Dõ Dioguo de Meneses até o anno de 1612. – Fol. 17. - Autoria atribuída a Diogo de Campos Moreno. - Pert.: “A El Conde Marq.z de Eliches”, Livraria do 1º Visconde de Balsemão. Disponível em: . Acesso em: .

Créditos

Biblioteca Municipal do Porto

Encontrou um erro?

 

Demostração da Capitania do Spirito Santo atte a ponta da barra do Rio Doçe no qual parte cõ Porto Seguro… (ca. 1616)

Este mapa encontra-se no livro Rezão do Estado do Brasil no Guoverno do Norte, sóme[n]te asi como o teve Dõ Dioguo de Meneses até o anno de 1612, cuja autoria é atribuída a Diogo de Campos Moreno. Ele pertence à Biblioteca Pública Municipal do Porto, em Portugal. Esta Rezão do Estado é composta por 18 mapas, na seguinte ordem:

  1. Carta geral do Brasil
  2. Da capitania do Espírito Santo até o rio Doce
  3. Do rio dos Frades até o Rio das Caravelas
  4. Capitania de Porto Seguro
  5. Da Barra de Santo Antônio até Ilhéus
  6. Capitania de Ilhéus
  7. Rio das Contas e morro de São Paulo
  8. Bahia de Todos os Santos
  9. Planta da cidade de Salvador
  10. Sergipe
  11. Forte Novo da Passagem
  12. Rio São Francisco
  13. Capitania de Pernambuco
  14. Perspectiva do Recife e Vila de Olinda
  15. Capitania de Itamaracá
  16. Paraíba ou Rio de São Domingos
  17. Capitania do Rio Grande
  18. Maranhão

No cartucho do mapa 2 (Da capitania do Espírito Santo até o rio Doce) está escrito:

Demostração da Capitania do Spirito Santo atte a ponta da barra do Rio doçe no qual parte com porto Seguro. mostraçe a Aldea dos Reys maguos que admenistrão os padres da companhia e do dito Rio doçe para o norte. Corre a costa como se vee ate o Rio das Caravellas, tudo despovoado com bõns portos pera navíos da Costa e com muitas matas de pao brasil. Mostraçe pello dito Rio doçe, o caminho que se faz para a serra das esmeraldas, pasando o Rio Guasisí e mais avante das cachoeiras o Rio guasisi miri, e mais avante, como se entra no Rio Vna, e delle caminhando pouca terra se entra na lagoa do ponto, E, da qual desembarcão e sobem a serra das esmeraldas, tudo conforme ha jornada que fez Marcos dazevedo.

Os topônimos presentes no mapa são:

  1. Abrolho
  2. SPIRITO SANTO
  3. Ponta do tubarão
  4. Rio das barreiras
  5. Rio dos Reis maguos
  6. O Riacho
  7. Ponta do Rio doçe
  8. Rio doçe
  9. Rio Guasisi
  10. Rio Guasisi miri
  11. Rio vna
  12. SERRA DAS ESMERALDAS
  13. Rio cricare
  14. Rio Guaxinduba
  15. Rio Mocurípe
  16. OCEANO MERE DIONAL

Foi descrito no Catálogo Cartografia do Brasil na Biblioteca Pública Municipal do porto. Lá, há as seguintes informações sobre ele:

O mapa possui uma rosa-dos-ventos, encontrando-se orientado com o Oeste no topo. O desenho aguarelado apresenta cinco cores: dourado, vermelho, verde, castanho e azul.
O relevo aparece figurado pelo desenho de elevações, destacando-se a “Serra das Esmeraldas”. A rede hidrográfica é constituída por alguns cursos de água identificados. No Oceano Atlântico, denominado “Oçeano Meredional”, encontram-se desenhadas cinco embarcações e dois animais marinhos de dimensões desproporcionadas. De salientar a referência existente no complemento de título a uma lagoa e a cachoeiras. A vegetação é figurada através do desenho de pequenas árvores, que se distribuem referencialmente ao longo dos cursos de água. A existência de pau-brasil vem indicada no título. Em relação ao povoamento encontramos: “Spirito Santo”, e a aldeia dos Reis Magos. Trata-se de um mapa inserto no códice que segundo J. Cortesão data de ca.1616, cópia de um original de 1613. Bibl: PMC, IV, p. 97.

Analisado em As representações cartográficas da Capitania do Espírito Santo no século XVII, de Fabio Paiva Reis.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.